Ouça ao vivo
no ar
SERTANEJO CLASSE A
Com -

Tosse? Saiba como aliviar!!

05 dicas para aliviar o sintoma
Tosse? Saiba como aliviar!!
11 JUL 2022
14:22

A tosse é um mecanismo de defesa do sistema respiratório, uma reação do organismo a agentes agressores ou irritantes. Normalmente, é dividida pelos especialistas em dois tipos: seca (sem expectoração) e produtiva (com expectoração). As mais comuns são causadas por infecções virais do trato respiratório superior, provocadas por gripes e resfriados, pelo gotejamento pós-nasal (quando escorre secreção do nariz para a garganta), alergias e infecção dos pulmões.

Tabagismo e doenças fora do sistema respiratório como insuficiência cardíaca e refluxo gastroesofágico estão associados a tosse crônica, aquelas que duram mais de três semanas Por se tratar de um alerta de que algo não vai bem, o objetivo deve ser sempre o de aliviar e não suprimir por completo este sintoma. Hidratação, repouso, dieta balanceada e hábitos saudáveis ajudam a suavizar a tosse, mas cada quadro tem uma causa e identificá-la é a melhor forma de conseguir sucesso no tratamento.

 

A seguir, confira 05 dicas que ajudam a amenizar o problema.

 

1) Higienização nasal As lavagens nasais são eficazes em retirar as secreções.

2) Xaropes Para a tosse produtiva, os xaropes antitussígenos têm pouca efetividade, pois neste caso o que faz o indivíduo tossir é a presença da secreção que, quando está na via aérea, estimula os receptores de tosse que existem na mucosa.

3) Remédios caseiros O mais indicado é o soro fisiológico (seja via spray ou nebulização). Ele vai fazer com que o muco fique mais solúvel e assim pode ter alívio dos sintomas. No entanto, sempre antes de prescrever qualquer tratamento para alívio de sintomas, seja natural ou medicamentoso, é fundamental entender o que está provocando o problema naquela pessoa especificamente.

4) Chás Os chás também têm papel no alívio da tosse, uma vez que, além de hidratar, podem ser calmantes, pois contém substâncias expectorantes ou anti-inflamatórias. Quando servidos quentes, liberam vapores que ajudam a suavizar o sintoma. O Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, formulado por um comitê da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)

5) Hábitos saudáveis Manter a casa ventilada ajuda não somente na redução de irritantes ambientais às vias respiratórias, mas também na chance de transmissão agentes infecciosos. A limpeza constante do ambiente também é fundamental. Evitar brinquedos de pelúcia, usar protetores de colchão e travesseiros e trocar de roupa de cama frequentemente são outros exemplos de como combater os aeroalérgenos. Não fumar e praticar exercícios físicos também contribuem para o sistema imunológico, deixando-o mais preparado para combater as causas da tosse.


Comentários Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.