Ouça ao vivo
no ar
Super Hits
Com Ecles Henrique

Suzano alcança 92,4% de ambiente inclusivo para o público LGBTI+

Companhia avança no objetivo de garantir um local de trabalho igualitário para todos e todas
Suzano alcança 92,4% de ambiente inclusivo para o público LGBTI+
23 JUN 2021
18:00

No Mês do Orgulho LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Intersexuais e Diversos), a  Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, apresenta os resultados de sua Pesquisa de Diversidade e Inclusão 2021. A empresa contratou a GlobeScan, consultoria especializada em metodologia de pesquisa, para calcular o nível de inclusão interna e, com isso, continuar fortalecendo a construção de uma empresa cada vez mais plural.  

O resultado da pesquisa mostrou que 92,4% das pessoas respondentes indicaram que a Suzano possui um ambiente inclusivo para o público LGBTI+. A ambição é chegar aos 100% até 2025, mas a companhia entende que a jornada ainda é longa para trazer à realidade de suas diferentes operações industriais o suporte e o compromisso da empresa sobre o tema. 

 A partir da nova metodologia lançada em fevereiro deste ano, que considera todos os perfis de público, incluindo os grupos de afinidade compostos por pessoas negras, mulheres, pessoas com deficiência (PcDs) e gerações, colaboradores e colaboradoras da empresa responderam às perguntas baseadas nos critérios de governança, cultura e experiência pessoal. Com os resultados obtidos mapeados, a companhia, signatária da Carta de Adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, pôde identificar barreiras e vieses de seus colaboradores e, a partir disso, planejará e ampliará as ações de comunicação e engajamento tanto para o público interno quanto para o externo. 

Para 2021, as iniciativas da Suzano em relação à temática já estão focadas em promover um ambiente psicologicamente seguro – fator essencial para as pessoas que se autodeclaram LGBTI+ –, remodelar a forma de acolhimento e segurança nos canais de ouvidoria, incentivar o letramento da liderança sobre o tema e realizar um mapeamento de carreiras considerando a representatividade de grupos de afinidade.  

“Ainda temos um longo caminho a seguir para alcançarmos a meta de 100%, mas o resultado da pesquisa mostra que estamos no caminho certo. Ele também nos ajuda a definir prioridades e mapear oportunidades. Afinal, se queremos uma sociedade mais igualitária, enquanto empresa nós temos que começar o dever dentro de casa”, afirma Argentino Oliveira, Diretor de Gente e Gestão da Suzano. “Um ambiente inclusivo é aquele no qual todas as pessoas possam se sentir acolhidas, respeitadas e seguras para serem quem realmente são, e é isso que esperamos tanto na companhia quanto fora dela”, complementa. 

Neste Mês do Orgulho LGBTI+, a Suzano realizou uma programação especial para trazer mais visibilidade ao tema. Nas unidades fabris da companhia, por exemplo, o hasteamento da bandeira LGBTI+ foi um símbolo de fomento à representatividade e ao ambiente inclusivo. Além disso, foram realizadas lives para os públicos interno e externo relacionadas à temática. As ações referentes ao mês serão encerradas com um evento online sobre carreira e inclusão em parceria com outras grandes indústrias brasileiras (Braskem, Embraer, Gerdau e Votorantim Cimentos), a ser realizado no dia 28 de junho, a partir das 19h, no canal da Suzano no Youtube.


Comentários Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.