Ouça ao vivo
no ar
Ao Vivo Santa Missa – São José Operário
Com Padre Rogério Gonçalves

Programa da Suzano capacita mulheres motoristas para operar no transporte de cargas florestais

Cinco mulheres deram o primeiro passo para começar uma nova etapa em suas carreiras. Ao final de setembro, elas poderão operar veículos tritrem e pentatrem no transporte de cargas florestais. As motoristas fazem parte do Programa Na Estrada Com Elas, iniciativa pioneira na área de logística promovida pela Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto. A primeira turma de mulheres do programa inicia sua capacitação na segunda quinzena de setembro.
Programa da Suzano capacita mulheres motoristas para operar no transporte de cargas florestais
19 SET 2022
11:19

Durante o lançamento do Na Estrada Com Elas, realizado na quarta-feira (14), as participantes puderam conhecer um pouco da estrutura e da logística florestal da Unidade Mucuri, além da formação preparada para o Programa pela Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet), empresa parceira da Suzano. Serão duas semanas com aulas de desenvolvimento interpessoal, mecânica básica, direção econômica, tecnologias embarcadas, direção responsável, legislação de trânsito, treinamento operacional em campo, além de aulas práticas supervisionadas e com simulador de direção.

Entusiasmada com a formação, Maria Pereira dos Santos viu no Programa uma oportunidade para ampliar sua experiência profissional. "Estou muito grata por essa experiência. Além de instrutora de autoescola também sou motorista de carreta. O Na Estrada Com Elas é um novo desafio que vou abraçar e estou muito feliz por participar. É um sonho ter essa oportunidade! Agradeço à Suzano.", comemorou.

De acordo com a gerente de Logística Florestal da Unidade Mucuri, Carolina de Araújo, o Programa Na Estrada Com Elas surgiu para trazer diversidade para as operações da Suzano, um dos direcionadores da empresa. "Nós fizemos uma reflexão sobre a cadeia de transporte de madeiras e observamos que era majoritariamente masculina. E então sentimos a necessidade de trabalhar o desenvolvimento e a formação de mulheres para que elas possam estar aptas a atuar em nossas empresas parceiras. Este momento de hoje, com a presença dessas cinco mulheres, é muito especial para nós. Ficamos muito contentes em ver o brilho nos olhos de cada uma delas, querendo ingressar no transporte de madeiras junto conosco. Estamos plantando uma semente nesta transformação do setor.” afirmou.

Oportunidade

O Programa Na Estrada realizará as capacitações até 26 de setembro. Puderam se inscrever mulheres com ensino básico, CNH Categoria D e E e moradoras das regiões do entorno de Mucuri, Itabatã, Posto da Mata e Teixeira de Freitas, na Bahia, Pedro Canário, no Espírito Santo, e Nanuque, em Minas Gerais. Ao final do Na Estrada Com Elas, as participantes estarão aptas a exercer a função de motoristas de transporte no abastecimento de madeira, com possibilidade de contratação por empresas parceiras da companhia.

 


Comentários Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.