Ouça ao vivo
no ar
SERTANEJO CLASSE A
Com -

Planos para preservação da Mata Atlântica são discutidos em municípios de atuação da Suzano

Objetivo é discutir estratégias para a preservação da vegetação remanescente em regiões da BA, MG, ES e SP.
Planos para preservação da Mata Atlântica são discutidos em municípios de atuação da Suzano
30 JUN 2022
14:23

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos a partir do cultivo de eucalipto, atua no desenvolvimento do projeto Planos da Mata em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a governança dos municípios para a proteção e uso sustentável da mata atlântica.

“Os Planos alinham desenvolvimento econômico e social por meio da elaboração dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) em 33 municípios na Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo”, explica o membro do time de Meio Ambiente Florestal da Suzano, Deivid dos Santos Pereira.

Planos para preservação da Mata Atlântica são discutidos em municípios de atuação da Suzano

São estados onde a Suzano tem operações fabris e florestais, além de ações voltadas à sustentabilidade. Entre esses municípios estão Mucuri, no sul da Bahia, e Conceição da Barra, no norte do Espírito Santo. No dia 24 de junho, Mucuri sediou a I Oficina Participativa sobre a atualização do PMMA, enquanto que em Conceição da Barra, o evento ocorreu no dia 21 de junho, com a participação de membros da Secretaria Municipal da Educação por meio de parceira com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) e a Sociedade Amigos por Itaúnas (SAPI).

Outros municípios participantes do PMMA também promoveram oficinas durante o mês de junho. Os encontros, que são abertos à participação de Organizações Não Governamentais (ONGs), instituições da sociedade civil e comunidades quilombolas, por exemplo, além do poder público, abordam questões como mudanças climáticas, uso e ocupação do solo. “Os Planos Municipais fazem o diagnóstico da gestão administrativa ambiental local, da vegetação nativa remanescente, identificam participativamente as principais causas do desmatamento e as ações preventivas para que isso deixe de acontecer.

Planos para preservação da Mata Atlântica são discutidos em municípios de atuação da Suzano

São discutidas ainda as formas de utilização sustentável dessa vegetação, as áreas prioritárias para conservação, restauração de acordo com a aptidão natural do município”, completa Deivid. Os próximos passos envolvem a divulgação de notícias e materiais didáticos e sobre os planos, apoio e aprimoramento de metodologias, assim como a mobilização dos conselhos municipais de meio ambiente para que os PMMAs sejam aprovados.


Comentários Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.