Ouça ao vivo
no ar
Os Caipirados
Com Jaqueline, Velho Juca e convidados

Na Estrada Com Elas: primeiras motoristas capacitadas pelo programa já atuam no transporte de cargas florestais

Iniciativa desenvolvida pela Suzano é pioneira entre as empresas da área florestal
Na Estrada Com Elas: primeiras motoristas capacitadas pelo programa já atuam no transporte de cargas florestais
30 JAN 2023
11:43

As primeiras motoristas de transporte no abastecimento de madeira já estão atuando pelas estradas do Extremo Sul da Bahia e no Norte do Espírito Santo. As profissionais foram capacitadas por meio do programa Na Estrada Com Elas, iniciativa pioneira promovida pela Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto. Formada em julho de 2022, a primeira turma do programa voltado para as mulheres da região terminou sua formação em setembro e, após um período de práticas supervisionadas, algumas delas já começam a atuar contratadas por empresas parceiras da companhia.

 

Maria Eunice Marques de Souza, uma das participantes do programa, que já tem experiência no transporte de passageiros e viu na iniciativa uma oportunidade para se desenvolver na profissão. Agora ela comemora a experiência adquirida e o aprendizado que vai levar para a vida. “O programa foi tudo de bom que poderia acontecer e me fez ver que somos capazes e todos os dias podemos aprender algo novo. Conheci excelentes profissionais na área de transporte de cargas, adquiri muito conhecimento e, agora trabalhando no meio, continuo me esforçando, sigo me superando e aprendendo cada vez mais”, diz a motorista.

 

Quem também se saiu bem e já deu início ao seu trabalho após participar do Na Estrada Com Elas foi a motorista Kessiane Pretti Alves Trancoso. Ela conta com orgulho sobre a nova ocupação e sobre como o aprendizado no programa transformou até mesmo sua postura como motorista fora do trabalho. “Atualmente, eu trabalho na carga florestal, numa carreta com seis compartimentos chamada hexatrem. Isso só foi possível por conta do projeto. Eu, depois desse aprendizado, sou outra pessoa, com mais respeito e prudência até para dirigir meu carro de passeio”, conta.

 

Oportunidades em 2023

 

A Suzano anuncia uma boa notícia para quem quer ter a mesma oportunidade que essas mulheres. “Para 2023, teremos uma nova formação, novamente exclusiva para esse público. A expectativa é de aumentar em 100% a turma. A diversidade e inclusão são parte importante do propósito da Suzano. Esse projeto destaca a importância da inclusão da mulher na operação, em um ambiente predominantemente masculino. Esse movimento fortalece a nós e os nossos fornecedores, além de trazer muitos benefícios para a região”, afirma Marco Aurélio Galhardi, coordenador de Logística Florestal da Suzano da Unidade Mucuri.

 

Durante a capacitação do programa Na Estrada Com Elas, as motoristas participam de aulas teóricas e práticas, com treinamento operacional em campo e aulas com simulador de direção. As aulas são desenvolvidas por meio de uma parceria com a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet).  Ao final desse período preparatório, as mulheres estarão aptas a exercer a função de motoristas de transporte tritrem no abastecimento de madeira.

 

Em sua primeira turma, o Na Estrada Com Elas capacitou mulheres residentes de Mucuri, Itabatã, Posto da Mata e Teixeira de Freitas, na Bahia, Pedro Canário, no Espírito Santo, e Nanuque, em Minas Gerais, com ensino básico e CNH Categoria E. As motoristas receberam uma capacitação de 464 horas durante os meses de julho, agosto e setembro de 2022. Na programação, aulas de desenvolvimento interpessoal, mecânica básica, direção econômica, tecnologias embarcadas, direção responsável e legislação de trânsito, entre outros.

Na Estrada Com Elas: primeiras motoristas capacitadas pelo programa já atuam no transporte de cargas florestais


Comentários Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.