Ouça ao vivo
no ar
Variadas
Com Automático FDS

Começa na segunda-feira (7) a campanha de vacinação contra o sarampo

Começa na próxima segunda-feira (7), a campanha nacional de vacinação contra o sarampo de 2019.
Começa na segunda-feira (7) a campanha de vacinação contra o sarampo
04 OUT 2019
06:58

Começa na próxima segunda-feira (7), a campanha nacional de vacinação contra o sarampo de 2019. A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, tem como foco especial dois subgrupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos e adultos de 20 a 29 anos. Mas todas as pessoas até 49 anos devem levar os cartões de vacinas às unidades de saúde para conferir se está com a vacinação em dia.

Entre 7 e 25 de outubro, o objetivo é imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Mas é importante ressaltar que tanto a vacina tríplice viral como a tetravalente (que evita também a catapora) são aplicadas na rede pública o ano todo em brasileiros de até 49 anos, dentro ou fora de surtos.

A Vigilância Epidemiológica (VIEP) da Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas está promovendo ações para melhorar a cobertura vacinal do sarampo no município, nas Unidades Básicas de Saúde, unidades hospitalares públicas e privadas, clínicas e com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde. Além disso estão programadas também ações de vacinação nos trabalhadores do comércio, rede de hotelaria, aeroportos e transporte rodoviário, universidades e Escolas Técnicas do município. Segundo a técnica da Viep, responsável pela imunização, Valéria Lima, desde o início dos alertas emitidos pela Sesab, a prioridade tem sido identificar casos suspeitos de sarampo. “Temos que ter respostas rápidas casos suspeitos e caso ocorra também casos confirmados da doença. Fizemos um treinamento com os Agentes Comunitários de Saúde, pois são eles que estão no dia a dia dentro das casas das pessoas, avaliando cartões de vacina, anotando as datas das doses dessas vacinas e encaminhando para a vacinação aqueles que têm necessidade.”, explicou Valéria.

A população deve procurar as salas de vacinas para avaliação dos cartões. As Unidades Básicas de Saúde estão abertas das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.


Comentários Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.