Ouça ao vivo
no ar
Sabadão de Sucesso
Com Nairon Miranda

Centro de Vivência em Barra de Caravelas fortalece comunidade e gera renda durante a pandemia

Viabilizado com o apoio da Suzano, o local abriga o restaurante das marisqueiras e é utilizado para cursos de capacitação e serviços à comunidade
 Centro de Vivência em Barra de Caravelas fortalece comunidade e gera renda durante a pandemia
22 ABR 2021
16:53

Referência para a comunidade de Barra de Caravelas, o Centro de Vivência de Pescadores continua apoiando os moradores da região, principalmente neste momento desafiador de pandemia da Covid-19. Inaugurado em 2019, com a participação da Suzano e da Prefeitura Municipal, a iniciativa impacta hoje mais de 200 pessoas ligadas diretamente à pesca tradicional e toda a comunidade de Caravelas. No espaço comunitário são realizados diversos serviços, como auxílio na retirada de documentos, pagamento do seguro-defeso para pescadores, guarda e manutenção de apetrechos de pesca e café da manhã diário para os trabalhadores.

O centro também abriga o restaurante das marisqueiras, pizzaria e lanchonete, que atualmente atendem por meio do serviço de entrega (delivery). Nos outros espaços, como auditório e sala multiuso, acontecem atividades desenvolvidas por moradores que promovem conhecimento e geram renda, como cursos de capacitação para a jovens, pescadores e marisqueiras, aulas de ioga, karatê, capoeira e zumba.

“Neste momento, muitas das nossas atividades foram interrompidas, mas mesmo assim continuamos apoiando os pescadores. Oferecemos o café da manhã bem cedo, antes deles saírem para o trabalho, e ajudamos toda a comunidade na retirada de carteira de trabalho digital, auxílio emergencial, título de eleitor, entre outros serviços. Em breve também vamos realizar um projeto voltado para mulheres vítimas de violência, com o apoio de uma psicóloga da comunidade”, conta Marina Portela, vice-presidente do Centro de Vivência.

O espaço surgiu em ação promovida pela Associação dos Moradores, Pescadores e Marisqueiras de Barra de Caravelas com o objetivo de gerar renda para as marisqueiras e pescadores, resgatar a cultura e tradições, além de criar um ponto de encontro e lazer que pudesse também ser palco de eventos e palestras. “O Centro de Vivências mudou a realidade da nossa comunidade”, destaca Maria de Fátima Dantas, tesoureira do projeto.

Localizado na Rua José de Tico, s/nº, em uma área doada pelo município, nas proximidades do Porto dos Pescadores, o Centro de Vivência também funciona como uma central de apoio ao turismo comunitário. Os moradores são treinados para desempenhar funções importantes para o turismo local e todo o trabalho é realizado por eles.

“O projeto do Centro de Vivência faz parte do compromisso da Suzano em prestar apoio às comunidades que estão no entorno de sua unidade, trabalhando de forma colaborativa, proporcionando melhoria de qualidade de vida, com geração de emprego e renda e resgate da cidadania”, afirma Douglas Peixoto, Coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.


Comentários Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.