Programa

Super Hits FDS

Locutor

Jota Bê

Unacon fechada: Pacientes com câncer pedem explicações sobre falta de atendimento

Teixeira de Freitas: No final da tarde desta terça (07), nossa equipe foi procurada por pacientes oncológicos, que teriam atendimento na manhã desta quarta feira, preocupados com a informação que a Unacon – Unidade de Alta Complexidade em Oncologia estaria fechada a partir de então, e que os médicos e funcionários foram demitidos e outros remanejados para outros setores. Na manhã de hoje (08), uma equipe da Rádio Sucesso e outros meios de comunicações, estiveram no local, e foi possível constatar um tumulto, já que os médicos estavam pelo lado de fora aguardando explicações e pacientes necessitando serem atendidos e não tinha nenhum funcionário.

Muitos pacientes revoltados que vieram de outras cidades, dentre tantos outros que tinham atendimento agendando para esta dada. Conversamos com alguns que desabafaram. “Fui surpreendida com as portas fechadas da unidade, ninguém nos comunicou nada, nem os médicos estão sabendo o que está acontecendo, não merecemos isso, aqui hoje tem pacientes para retirada de pontos, para quimioterapia, consultas, já sofremos com a falta de medicação para alguns pacientes e agora essa situação. Não sabemos o que será de agora em diante. Peço às autoridades que tenham respeito por nós, já estamos sensibilizados com a doença. Os médicos estão aqui, mas não sabem o que fazer. Não posso ficar sem meus médicos, não podem demiti-los”. Contou-nos Nagila da Luz Nunes, paciente oncológica.

Já a paciente Cleonice, fez recentemente a cirurgia de retirada da mama, precisa iniciar mais um ciclo de quimioterapia e não sabe a quem recorrer. “Preciso iniciar o ciclo da quimio branca, e sou surpreendida com tudo isso. No primeiro ciclo, já fiz o tratamento com falhas por falta de medicamento, estou há dois meses sem o tratamento, agora que marcaram, estava cheia de esperança recebo essa notícia. Não concordo que eles fechem a Unacon para fazer melhorias, ao menos nos comunicasse, nem dormi essa noite, meu psicológico está uma loucura. Nós estamos aqui porque necessitamos, e agora? Como irei ficar sem meus médicos, enfermeiros, funcionários que conheciam toda a nossa rotina? Não podem fechar a unidade, pedimos socorro!” Desabafa a paciente que descobriu há 6 meses que está doente.

Tentamos conversar com alguns médicos, que preferiram não dar entrevista, justamente por não saber o que está acontecendo. Percebemos que dois médicos, chegaram atender alguns pacientes, já que foi solicitada a presença de alguns funcionários do hospital regional para amenizar alguns problemas mais graves.

Todo o tempo, nossa equipe entrou em contato com os responsáveis na secretaria de Saúde, e informaram que o atendimento voltaria a funcionar normalmente na próxima segunda feira (13). “Eu quero saber o que farei, minha cirurgia foi marcada para segunda, dia 13, e agora como será? Fiquei sabendo que minha médica que faria minha cirurgia foi demitida, estou desesperada”, desabafa a paciente de 63 anos, que terá que fazer cirurgias nas duas mamas.

A secretaria de saúde nos enviou uma nota. Segue na íntegra.

Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas informa sobre o serviç prestado na Unacon.

A Unacon – Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, até ontem, terça-feira, (07), era administrada pela Organização Social – Provida. O contrato para a administração da unidade foi encerrado sem renovação, pois é de interesse do município realizar uma reestruturação na unidade. Desde outubro do ano passado o serviço era prestado precariamente (com falta de medicamento). A secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas fará as adequações necessárias para melhorar a qualidade do atendimento, dentro das normas técnicas estabelecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde. Os pacientes oncológicos que precisarem de atendimento com urgência serão atendidos no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. A previsão é que na próxima segunda-feira o serviço já esteja normalizado. A gestão de saúde municipal trata os problemas com transparência, buscando resolvê-los da forma mais eficiente para atender melhor à população teixeirense.

Ascom – SMS Teixeira de Freitas.

Teixeira de Freitas 8 de fevereiro de 2017.

Por: Mirian Ferreira/Rádio Sucesso FM

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.