Programa

Super Hits

Locutor

Ecles Henrique

O que os aprovados em concursos estudam que não é ensinado nos cursinhos?

 

Segundo especialistas da famosa revista norte-america Science, o bem sucedido em provas não é aquele que estuda mais e, sim, aquele que possui a maior capacidade de memorizar aquilo que aprende e, a única forma de conseguir esse feito é possuindo um cérebro treinado para isso. Fomos atrás para descobrir qual é esse segredo – Confira na matéria:

Neste último mês, uma história causou controvérsia entre os chamados “concurseiros”, pessoas que se dedicam a passar em concursos públicos concorridos após estudo com os aprovados em mais de mil concursos públicos nos últimos anos.

Dentre os resultados da pesquisa, um chamou muito a atenção dos concurseiros e da nossa edição: 9 em cada 10 aprovados em concursos de grande remuneração (acima de 7 mil reais) fizeram algum curso de memorização e, 7 em cada 10, fizeram o treinamento de memorização mnemônicas, técnica criada nos estados unidos e propagada por alguns especialistas e escolas pelo mundo.

Entre nossos entrevistados, estava Ana Carolina, que já era concurseira há mais de 7 anos, estudou apenas em colégio público e se formou em administração na UNIP, atualmente, trabalhava como secretária em um escritório de contabilidade. Natural de Joinville, em Santa Catarina, a ex-secretária conta que não tinha pretensão nenhuma de prestar um concurso tão concorrido como o de Auditor da Receita Federal, muito menos passar.

Ela conta: “Eu não tinha muito tempo para estudar por conta do trabalho, então, um amigo meu que havia passado no concurso da Polícia Federal recentemente me convenceu a fazer um Treinamento de Memorização online, onde eu poderia estudar na minha casa no pouco tempo que tinha e ainda sobraria 2h por dia para os estudos para um eventual concurso, e eu topei… dois meses depois, abriram as vagas para Auditor da Receita Federal, estudei apenas nos 110 dias anteriores à prova e acabei ficando em 3º lugar. Até agora não sei o que aconteceu, sentia como se já tivesse nascido sabendo as respostas das questões, as repostas viam com muita facilidade.

Durante a entrevista, Ana mostrou o curso que seu amigo tinha lhe indicado, chamado de Curso Estudo e Memorização do Renato Alves. Pesquisamos a respeito e descobrimos que se trata do recordista brasileiro de memória e uma das maiores referências em técnicas de memorização e aprendizagem acelerada do Brasil. Com mais de 18 anos de experiência e 8 livros relacionados a aprendizagem acelerada, concentração e memória, ele criou um método que possui o selo WEC, maior certificação nacional em treinamento e de conteúdo e que o levou a obter o título de melhor memória do Brasil.

Dos alunos entrevistados pela nossa equipe Guia Mais, em média  97% dos alunos afirmam que conseguiram êxito no seu objetivo, seja passar em um concurso ou em uma faculdade que desejavam em até 6 meses depois de realizarem o treinamento.

Nos Estados Unidos, um método semelhante a este já deu muito o que falar, e megaempresários e cientistas proeminentes declararam utilizá-lo. Empresas como a gigante Google já oferece o treinamento para os seus funcionários e alegam crescimento significativo no desempenho. No Brasil, algumas empresas nessa mesma linha, organizam treinamentos do Renato Alves para seus funcionários, dentre elas Caixa Econômica Federal e Petrobrás. Nestas empresas, nas avaliações do curso, a aprovação é de 98%.

Segundo Médicos, cientistas e pesquisadores pode-se afirmar que, assim como o músculo no nosso corpo, a capacidade de memorização e armazenamento do cérebro deve ser treinada a fim de condicioná-lo. Estudar várias informações de uma vez sem antes condicioná-lo a isso é o mesmo que alguém sedentário querer atravessar o oceano, provavelmente, vai se afundar.

Dessa forma, pesquisadores apontam que aqueles que treinam a memorização no método mnemônicas possuem uma vantagem “injusta” perante aquelas pessoas que não fazem uso dessa técnica, e, não importa o quanto você estuda o conteúdo da prova, toma vitaminas e drogas para o foco, o detentor das técnicas de memorização sempre irá levar vantagem sobre aquele que não as tem.


*Com informações de estudo e memorização guia mais

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.